"Você é Prometeu
Deve modelar os homens e fazê-los mover-se" .
(Voltaire)

sexta-feira, 1 de março de 2013

Do Teatro Primitivo até a Grécia no séc. V.


O teatro surgiu a partir do desenvolvimento do homem, através das suas necessidades.

-Embora as origens do teatro ocidental sejam desconhecidas, a maioria das teorias colocá-lo em certos ritos e práticas religiosas da antiguidade, os rituais até hoje essas ainda são carregados com elementos teatrais.
-Diferentes teorias atribuem as origens para múltiplas práticas:   
1 - antigos ritos de fertilidade, 
2 - celebrações da colheita, 
3 - xamanismo e fontes similares
Ritos da Fertilidade
Celebração da Colheita
Xamanismo
Conforme o mímico Marcel Marceau   
-O encanto mágico do teatro encontra-se na capacidade inesgotável do ator de apresentar-se ao público sem revelar sua identidade.
-A incorporação de outra pessoa é uma das maneiras arquetípicas da expressão humana.
-Existem formas teatrais desde a gênese do homem.
-Culturalmente, a diferença entre formas de teatro primitivo e as mais avançadas é o número de acessórios cênicos à disposição do ator para expressar sua mensagem.
-O homem primitivo era caçador e selvagem, por isso sentia necessidade de dominar a natureza. Através destas necessidades surgem invenções como o desenho.
-O teatro primitivo era uma espécie de danças dramáticas coletivas que abordavam as questões do seu dia a dia, uma espécie de ritual de celebração, agradecimento ou perda. Com o tempo o homem passou a realizar rituais sagrados na tentativa de apaziguar os efeitos da natureza, harmonizando-se com ela.
- Os mitos começaram a evoluir, surgem danças miméticas (compostas por mímica e música).


Algumas contribuições ao teatro.
-Com o surgimento da civilização Egípcia os pequenos ritos tornaram-se grandes rituais formalizados e baseados em mitos. Cada mito conta como veio a existir.
- Os mitos possuíam regras de acordo com o que propunha o estado e a religião, era apenas a história do mito em ação, ou seja, em movimento. Estes rituais propagavam as tradições e serviam para o divertimento e a honra dos nobres. 
-Há três mil anos ou mais antes de Cristo os Egípcios enriquecer seus rituais com um conjunto de elementos que acentuam e embelezam suas apresentações, o que viria mais tarde ser forte elemento na composição do Teatro Clássico, como:   
1-máscaras, 
            2-tatuagens (compreendida como maquiagem)
3-estatuetas, (pode-se entender como elementos cênicos)
4-pinturas (podem-se entender como cenários)
Máscaras

Máscaras

Máscaras

Máscaras

Máscaras
Máscaras

Máscara teatral do tipo Primeiro Escravo, personagem típico da Comédia Nova. Mármore, século II a.C., Museu Arqueológico Nacional de Atenas.


Tatuagens (compreendida como maquiagem)

As pinturas registradas nos palácios dos Faraós, já mostravam encenações. 






A Evolução
-No início fazia-se teatro nas ruas, depois se tornou necessário um lugar. E assim surgiram os primeiros teatros
-Egito Antigo, Índia, China, Creta e a própria Grécia possuíam um teatro, antes mesmo do então chamado teatro grego. Tinha como característica principal sua estruturação toda baseada na religião.
-Podemos, portanto, apontar o teatro apenas litúrgico. Este mesmo aspecto é o que de fato diferencia os egípcios, hindu, chinês, cretense  do teatro grego propriamente dito por volta do sec. V
-Com o “ditirambo”, um tipo de procissão informal que servia para homenagear o Deus Dioniso (Deus do Vinho). Mais tarde o “ditirambo” evoluiu, tinha um coro formado por coreutas e pelo corifeu, eles cantavam, dançavam, contavam histórias e mitos relacionados a Deus. A grande inovação deu-se quando se criou o diálogo entre coreutas e o corifeu. Cria-se assim a ação na história, nesse momento surge o teatro. E em seguida  surgem os primeiros textos teatrais e dramaturgos da época.

As Dionisíacas
-A consolidação do teatro, enquanto espetáculo, na Grécia antiga deu-se em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dionísio (equivalente ao deus romano Baco). A cada nova safra de uva, era realizada uma festa em agradecimento ao deus, através de procissões.
-Com o passar do tempo, essas procissões, que eram conhecidas como "Ditirambos", foram ficando cada vez mais elaboradas, e surgiram os "diretores de coro" (os organizadores das procissões). Nas procissões, os participantes se embriagavam, cantavam, dançavam e apresentavam diversas cenas das peripécias de Dionísio.
-O primeiro diretor de coro foi Téspis, que foi convidado pelo tirano Préstato para dirigir a procissão de Atenas. Téspis desenvolveu o uso de máscaras para representar pois, em razão do grande número de participantes, era impossível todos escutarem os relatos, porém podiam visualizar o sentimento da cena pelas máscaras.

Encenações dos Ditirambos
-O "Coro" era composto pelos narradores da história, que através de representação, canções e danças, relatavam as histórias do personagem. Ele era o intermediário entre o ator e a platéia, e trazia os pensamentos e sentimentos à tona, além de trazer também a conclusão da peça. Também podia haver o "Corifeu", que era um representante do coro que se comunicava com a platéia.


O Primeiro Ator
Em uma dessas procissões, Téspis inovou ao subir em um "tablado" (Thymele – altar), para responder ao coro, e assim, tornou-se o primeiro respondedor de coro (hypócrites). Em razão disso, surgiram os diálogos e Téspis tornou-se o primeiro ator grego que foi consagrado deus do universo.
- A partir desse fato, havia apenas um pequeno passo para os atores incorporarem  outros personagens, e da evolução do drama como forma independente, de acordo com Aristóteles. 
Teatro clássico:  
-O primeiro período é chamado de Antiguidade ocidental teatral, que compreende o teatro das civilizações clássicas da Grécia e Roma antigas, e as obras estão escritos nas línguas clássicas, o grego ou latim.
-Os primeiros dados são documentados na literatura dramática do século VI AC  e o primeiro trabalho crítico sobre o teatro refere-se à Poética(Leis do Teatro) de Aristóteles(330 AC)
Teatro de Epidauro (o mais antigo)



Teatro de Dionísio em reconstituição do século XIX

O TEATRO GREGO PREVALECE AO TEMPO
-Será que conseguimos enxergar um pouco do tamanho da importância do teatro para Grécia, mas, sobretudo, para o mundo todo? O que podemos dizer do teatro contemporâneo?
-O teatro grego se propõe a retratar dimensões do cotidiano do homem que se encontram além do representar por representar, mas, sobretudo, propõe a educar, ensinar, evidenciar que existem costumes, personalidades, belezas, enfim, adjetivos extremamente diversificados do homem que atua no maior palco já visto, o mundo. A poesia também contribuiu muito para o desenvolvimento do teatro grego, a beleza a sutileza das palavras, clamando as alegrias, os dramas, as tragédias.
-Não é atoa que o teatro contemporâneo vez por outra, recorre ao mundo de representações do teatro grego para "fabricar" as comédias (Aristóteles) e tragédias (Dionísio ou Baco). As ciências das artes também se "aproveitaram" do teatro grego, sem descartar qualquer fase, seja o momento helênico, seja o mais racional, todas as particularidades empolgam, dramatizam, alegram, ensina e educa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário