GENEROS TEATRAIS
-Gêneros Teatrais são formas
de apresentação teatral.
-Será sempre marcado por
questões e pontos de vista de cultura e de cada época.
-Novas formas de teatro vão
surgindo e fundindo-se umas nas outras.
O Gênero Literário Dramático teve suas origens na Grécia Antiga, possivelmente numa manifestação das festas em homenagem a Dionísio. O termo "dramático" quer dizer drama, ou seja, Ação. Ele representa ações vividas pelos personagens num determinado espaço-tempo. Um enredo teatral é limitado, conciso, pois não tem narrador. Tudo é dito e compreendido através de ações, falas e gestos dos personagens. Segundo Aristóteles o gênero dramático apresenta três unidades: a) Ação; b) Tempo; c) Espaço. Tudo é limitado ao palco.
-Esses recursos básicos são
complementados com outros como iluminação, sonorização e notações cênicas
também chamadas de rubricas, que servem para orientar os atores; correspondem a
detalhes anotados pelo autor para conseguir os efeitos desejados durante a
interpretação e apresentação no palco pelos atores. O espetáculo dramático se
assenta em três eixos importantes: o ator, o texto e o público sem o que não há
espetáculo teatral. A simples leitura de um texto não representa o
"teatro". Um texto dramático pode ser em prosa ou em verso.
-Enquanto texto, a obra
dramática tem pontos em comum com a narrativa, pois ambas apresentam enredo e
personagens.
Auto |
É um subgênero da literatura dramática.
Tem sua origem na Idade Média. O
auto visava satirizar pessoas. A moral é um elemento decisivo
nesse subgênero.
-De conteúdo simbólico,
costuma representar entidades como a hipocrisia, a bondade, a avareza, a
luxúria, a virtude, etc, mostrando o lado negativo ou positivo dos sentimentos
humanos. Ex;"Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente; "Auto de
São Lourenço" de José de Anchieta.
Tragédia | É
uma forma de drama, que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade,
frequentemente envolvendo um conflito entre uma personagem e algum poder de
instância maior, como a lei, os deuses, o destino ou a sociedade.
-A Tragédia se originou do Ditirambo, canto coral grego.
Ele representa ações dolorosas da condição humana, no caso são pessoas comuns.
A ação visa provocar no espectador piedade e terror, terminando em geral de forma
fatal. O objetivo era provocar a "catarse" ou purificação. Ex."
Édipo Rei" e "Antígona" de Sófocles
Comédia | Peça
teatral que tem o propósito de provocar riso e a crítica nos espectadores,
pelas situações cómicas, pela caracterização de tipos e de costumes, quanto
pelo absurdo da história.
Comportamento exagerado.
-Raramente enfoca as questões
morais ou filosóficas, mas mostra o homem dentro de suas relações socias.
- "ridendo castigat morus"
- através do riso criticam-se os costumes. É através da exploração do ridículo
e das baixesas humanas que procuram levar a uma reflexão sobre o que se passa
na sociedade e consequentemente promover uma reforma dos costumes; representa
um agente moralizante.
Comédia
e Tragédia na Grécia Antiga
No surgimento do teatro, na
Grécia, a arte era representada, essencialmente, por duas máscaras: a máscara
da tragédia e a máscara da comédia. Aristóteles, em sua Arte Poética, para
diferenciar comédia de tragédia diz que enquanto esta última trata essencialmente
de homens superiores (heróis), a comédia fala sobre os homens inferiores
(pessoas comuns da pólis). Isso pode ser comprovado através da divisão dos
júris que analisavam os espetáculos durante os antigos festivais de Teatro, na
Grécia. Ser escolhido como jurado de tragédia era a comprovação de nobreza e de
representatividade na sociedade. Já o júri da comédia era formado por cinco
pessoas sorteadas da plateia
Drama | É
um género onde o enredo se baseia principalmente em conflitos sentimentais
humanos, muitas vezes com um tema geral triste.
-O drama já é uma criação do
Romantismo. Ele é uma peça teatral caracterizada pela seriedade ou solenidade
em oposição à Comédia propriamente dita. Normalmente começa de forma solene e
grave e termina de forma leve e feliz. A palavra "Dramalhão" é uma
derivação da palavra Drama, porém apresenta lances trágicos e artificiosos.
Melodrama | O
termo melodrama generalizou-se como um sinônimo de certo tipo de
produção cultural que procura efeitos fáceis e conhecidos de envolvimento do
público, com a utilização de fundos musicais que procuram induzir a plateia ao
choro ou ao suspense, com um sentimentalismo exagerado.
Mímica | Peça
de teatro em que os atores representam apenas por gestos.
Um mímico é alguém que utiliza
movimentos corporais para se comunicar, sem o uso da fala.
Farsa | Género
teatral cômico, que tem por objetivo principal divertir o público.
É uma modalidade
burlesca, caracterizada por personagens e situações caricatas. Não pretende o
questionamento de valores.
-É uma peça cômica de apenas
um ato que surgiu no século XIV. Com o uso de poucos personagens apela para a
caricatura e exageros visando provocar o riso. Ex. "Farsa de Inês
Pereira" de Gil Vicente, e "O Fidalgo Aprendiz" de D. Francisco
Manuel de Melo·.
Ópera | É
um género artístico que consiste num drama encenado com música. O drama é
apresentado utilizando os elementos típicos do teatro, tais como cenografia,
vestuários e outros. No entanto, a letra da ópera é cantada em lugar de ser
falada. Os cantores são acompanhados por
um grupo musical ou orquestra sinfónica completa.
Os cantores e seus personagens
são classificados de acordo com seus timbres vocais.
Os cantores masculinos
classificam-se em baixo, baixo-barítono (ou baixo-cantor), barítono, tenor e contra
tenor. As cantoras femininas classificam-se em contralto, mezzo-soprano e
soprano.
Monólogo |
É uma longa fala ou discurso pronunciado por uma única pessoa ou
enunciador. Normalmente peça com um único ator. O monólogo, ou cena é o
drama de um homem em que um personagem pondera em voz alta expressar seus
pensamentos, ideias e emoções para o público. Usado para descrever os
personagens e, portanto, tem grande valor psicológico, sendo uma ferramenta de
introspecção.
Musical |
É um estilo de teatro que combina música, canções, dança, e diálogos
falados. A música apresenta uma forma excelente de expressar a emoção.
Revista |
É um género de teatro, de gosto marcadamente popular.
Tem como caracteres principais
a apresentação de números musicais, apelo à sensualidade e à comédia leve, com
críticas sociais e políticas.
-Em termos gerais, consta de
várias cenas de cariz cómico, satírico e de
crítica política e social, com números musicais. É caracterizada também por um certo
tom Kitsch - com
bailarinos vestidos de forma mais ou menos exuberante (plumas e lantejoulas),
além da forma própria de declamação do texto, algo estridente.
O TR no Brasil: O Teatro de
Revista no Brasil, também chamado simplesmente "Revista" e com
produção das companhias como as de O Teatro de Revista no Brasil, também
chamado simplesmente "Revista",[1][2] e com produção das companhias
como as de Walter Pinto e Carlos Machado, foi responsável pela revelação de
inúmeros talentos no cenário cultural, desde a cantora luso-brasileira Carmem
Miranda, sua irmã Aurora, às chamadas vedetes de imenso sucesso como Suzy King,
Wilza Carla, Dercy Gonçalves, Elvira Pagã, Riva Keter, Sarita Santiel, Sonia
Mamede e outras - na variante conhecida como Teatro rebolado - e compositores
do jaez de Dorival Caymmi, Assis Valente, Noel Rosa, e humoristas como
Costinha .
Teatro Infantil | Este género tem uma importância fundamental na educação.
Permite ao aluno evoluir a
vários níveis: na socialização, criatividade, coordenação, memorização,
vocabulário, entre muitos outros.
Teatro de Fantoches | Este género define-se pelo teatro, pela apresentação feita com fantoches, marionetes ou bonecos de manipulação.
Em especial aqueles onde o
palco, cortinas, cenário e demais caracteres próprios são construídos
especialmente para a apresentação.
Teatro
de Rua | É uma apresentação de géneros teatrais por
artistas ou grupos especializados em lugares públicos.
Teatro de Sombras | É
uma arte muito antiga, originária da China, em que os atores utilizam a sombra
provocada por um ou mais feixes de luz para a realização de sua apresentação.
Teatro
Épico | O Teatro Épico utiliza uma série de instrumentais diretamente
ligados à técnica narrativa do espetáculo, onde os mais significativos são:
A comunicação direta entre
ator e público, a música como comentário da ação.
A ruptura de tempo-espaço
entre as cenas.
A exposição do urdimento, das
coxias e do aparato cenotécnico.
*http://www.igrejamana.com/int/inicial3.php(fonte
de pesquisa)
seu blog e muito bom!! estou no meu primeiro ano dando aulas( para alunos do 8o e 9o anos) e estou utilizando muitos dos seus materiais... agradeço muito...
ResponderExcluirtambém já pensei de criar um blog para divulgar minhas aulas.
vlw
ResponderExcluirSexto lixo do caramba
ExcluirFale peixe,bola,gato em inglês
Excluirfish ball cat
ExcluirVou chupar seu pal
Excluirmds, povo tóxico kkkkkk
Excluirveikkkk
Excluirarroz doce com feijão
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirVai se fuder olha o tamanho da porra do texto caralho
ResponderExcluirOlá, professor! Muito obrigada por compartilhar esses conteúdos. Comecei a lecionar ano passado, seu blog tem sido de grande auxílio.
ResponderExcluirseus corno fdp do krl
ResponderExcluirprof de artes do erem é foda so passa essas merda pra fazer
ResponderExcluirimagina ser teu professor mds, te manca mlk ele so ta tentando educar gente sem cerebro que nem tu
ExcluirSinto muito pela abordagem negativa de pessoas sem noção da importância da cultura e da arte. Seu trabalho merece respeito. Muito obrigada pela postagem, foi muito útil. Parabéns!
ResponderExcluirfico triste vendo os inúmesros comentários de jovens sem futuro que não entendem a beleza da arte, teu trabalho é incrível, continue postando e ajudando quem realmente merece. sz
ResponderExcluirJOVENS SEM FUTURO VÃO SE NADA NA VIDA PROFESOR MUITO OBRIGADO MEUS PARABÉNS
ResponderExcluirVAI VER SE DEUS TEM PENA DE VCS NO FUTURO JOVEM
Deus conhece cada coração, AMÉM
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